01 fevereiro 2007

Bem vindo à Ilha da Magia

Segundo dados do IBGE de 2002, Florianópolis tem aproximadamente 361 mil habitantes, população que para mim já parece suficiente para afundar a Ilha – caso isso fosse geograficamente possível. Nessa temporada de férias, a impressão que tive foi que a população triplicou, ainda que eu não tenha encontrado dados exatos a respeito disso.
Preciso admitir que a invasão dos turistas esse ano me deixou bastante irritada – e percebi o mesmo sentimento em algumas pessoas ao meu redor. Na verdade, o que realmente me incomoda não são apenas os turistas, mas o turismo em si. Penso ser irônico propagandear quão maravilhoso é o Estado de Santa Catarina, quando na verdade não apresentamos infra-estrutura para os visitantes.
A cidade não oferece muitas opções de lazer, além das praias, embora as badalação noturna se multiplique nessa época. E quando chove, todos têm a mesma idéia: rumo aos shoppings centers. O trânsito ao redor fica caótico e quase impossível de encarar. Aliás, mal temos estradas suficientes para atender aos cidadãos, quem dirá o excedente de turistas.
O atendimento aos turistas é péssimo, e pude sentir isso na pele durante uma curta temporada na praia. Como turista, paguei caro por serviços que muito deixaram a desejar. Para completar, muitos dos turistas que chegam são realmente bem mal-educados e desrespeitam violentamente a cidade e moradores. O que vejo é que a desordem impera e Florianópolis virou uma Terra de Ninguém.
Sinto falta da cidade no inverno, e sinceramente nunca ansiei tanto pelo fim da temporada. Ano que vem, talvez eu fuja da cidade, pra não precisar fugir da invasão turística que veio junto com o verão.

Um comentário:

Anônimo disse...

É por essas e outras q faço de td pra cair fora de Florianópolis entre dezembro e fevereiro...
Acho que vc vai gostar desse textículo, tem td ver com o teu: http://superlativos.blogspot.com/2006/12/boletim-meteorolgico.html

Bjs e boa sorte!