13 novembro 2006

AbuSado

Tô quase acabando de ler Abusado - O dono do morro Santa Marta, do Caco Barcellos.
Desde que o livro foi lançado, eu guardava a imensa vontade de lê-lo, sou chegada a essas histórias de quadrilhas, narcotráfico, investigações e bla bla bla. Mas me faltava um pouco de coragem para começá-lo. O livro tem, acho que 580 páginas, por aí. E a capa do livro também me assustava um pouco. Agora, uma obrigação universitária me fez parar e me dedicar ao livro. E juro, comecei na quinta à noite, e se eu pudesse não teria me desgrudado dele desde então. O livro é maravilhoso.
Não é perfeito, mas o livro envolve pela linguagem simples e explicativa pra quem não inteirado do mundo do crime.
O romance-reportagem, para qum não sabe, trata do dominío da favela Santa Marta, em Botafogo, Zona Sul do Rio, pelo narcotráfico e a inserção do morro no Comando Vermelho, facção criminosa que comanda alguns dos morros cariocas e controla o tráfico de drogas. Conta em especial, a trajetória de Marcinho VP no mundo do Crime. E era nele que eu queria chegar.
No livro, o personagem ganhou o nome de Juliano VP e tem um ar de herói. Tô quase apaixonada por ele! Sério! Ele era o Don Juan da favela, fazia poesia, tocava sax (eu amo sax!), gostava de ler, se interessava por arte! Perfeito! Tô encantada com ele! Claro, tô sofrendo uma certa interferência da escrita do Caco, que não é nada imparcial. O jornalista quase me fez acreditar que o coitado do Marcinho é a vitima, e que nós somos a bandidagem.
Parei de ler o livro, pra guardar pra ler daqui a pouco, e vim procurar na informações sobre o meu ídolo... e descobi que ele morreu logo depois da publicação do livro. Ora! Mas que decepção a minha... até perdi a vontade de ler!

Um comentário:

Anderson disse...

esse livro é demais ne nao?!